Minhas

quarta-feira, 1 de abril de 2009

O que é então, a Felicidade?

Existe uma constante dificuldade em definir o que é felicidade, se tratando de algo muito subjectivo. Uns dizem que ela está nas coisas mais simples da vida, outros, os mais ambiciosos, dizem que ela se encontra numa boa estabilidade financeira.
Ai parei pra me perguntar sobre isso e resolvi fazer essa mesma pergunta para um amigo que literalmente, largou tudo pra conseguir a sua suposta "felicidade"
Deco, o que é felicidade pra você??
Deco: o real sentido da felicidade pra mim é quando você ta fazendo tudo aquilo que gosta e se sinta em plena harmonia ou seja, é o que esta acontecendo comigo to realizando aquilo que me deixa muito feliz... contemplar a natureza viva, todos os dias e estar perto do mar, surfando....
Na sociedade em que vivemos, parece que esses valores, esses conceitos de felicidade perdeu muito o sustento, baseando que a sociedade capitalista visa primeiramente o lucro, o dinheiro. O dinheiro pode ser algo importante na manutenção da vida, mas ele não pode ser tido como primeiro plano durante a busca por essa felicidade. Creio que isso seja uma forma injusta de se dizer que a felicidade só é alcançada por aqueles que possuem uma grande conta bancaria!
Outra coisa que me intriga muito é a característica insaciável do homem! Sempre querendo mais! Isso é humano. Mas até onde chega isso?
Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros por mês...
Eu devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso
Na vida como artista
Eu devia estar feliz
Porque consegui comprar um Corcel 73...
Eu devia estar alegre e satisfeito
Por morar em Ipanema
Depois de ter passado
Fome por dois anos
Aqui na Cidade Maravilhosa...
Ah!Eu devia estar sorrindo e orgulhoso
Por ter finalmente vencido na vida
Mas eu acho isso uma grande piada
E um tanto quanto perigosa...
Eu devia estar contente
Por ter conseguido
Tudo o que eu quis
Mas confesso abestalhado que eu estou decepcionado...
Porque foi tão fácil conseguir
E agora eu me pergunto "e daí?"
Eu tenho uma porção
De coisas grandes prá conquistar
E eu não posso ficar aí parado...
Eu devia estar feliz pelo Senhor
Ter me concedido o domingoPrá ir com a família
No Jardim Zoológico
Dar pipoca aos macacos...
Ah!Mas que sujeito chato sou eu
Que não acha nada engraçado
Macaco, praia, carro jornal, tobogã
Eu acho tudo isso um saco...
É você olhar no espelho se sentir
Um grandessíssimo idiota
Saber que é humano
Ridículo, limitado
Que só usa dez por cento
De sua cabeça animal...
E você ainda acredita
Que é um doutor padre ou policial
Que está contribuindo
Com sua parte
Para o nosso belo quadro social...
Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar...
Porque longe das cercas
Embandeiradas que separam quintais
No cume calmo
Do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora
De um disco voador...
Ao ponto de passar por cima, ferir a liberdade do outro? Isso está certo?

Mas voltando ao conceito no qual criei o post, a felicidade. A insaciedade humana torna-o feliz? ou essa felicidade seria apenas uma utopia?
Minha nossa, quantas perguntas sem respostas giram em minha cabeça!
Preciso de um Médico!
Vamos viajar um pouquinho na historia e deixar eu descansar! Ou, Procurar em algum canto da casa a minha felicidade!
A Felicidade
Na Grécia Antiga...
A palavra principal, porém, para a felicidade em grego antigo é eudaimonia e eudaimon é o adjetivo para “feliz”. O significado real destas palavras nos diz muito sobre a maneira como a felicidade era concebida. De acordo com sua etimologia eudaimonia significa “que tem um poder divino (daimon) bem disposto (eu)”.No pensamento grego antigo a felicidade é uma condição concedida por favor divino, e é feliz aquele que desfruta do favor dos daimones, isto é, daqueles poderes divinos que poderiam ser hostís. A manifestação visível e tangível de ser favorecido pelos “poderes divinos”, isto é, de ser livre da “má vontade divina”, é o que é comumente chamado de “prosperidade”, em termos tanto da riqueza material como do sucesso. A palavra do grego antigo denotando este aspecto de ser feliz é olbos, que significa exatamente “prosperidade dada pelos deuses”. Assim, olbios é “próspero, abençoado.”

Deixo então aqui a pergunta pra vocês?
“ Como definir a felicidade? Será mesmo impossível definir e descrever a felicidade?O que é então felicidade pra você?"

3 comentários:

Vitor disse...

Estava vagando sem rumo pela internet quando achei esse blog. Achei muito interessante.
Para mim a felicidade está em todos os lugares, desde uma criança nascendo até uma planta nascendo. Ela está no norte, ela está no sul, no leste e no oeste. Mas FELICIDADE é ,verdadeiramente para mim, quando sentimos que auxiliamos de algum modo o próximo, quando fazemos tudo que podemos fazer para o bem dos outros. E o prêmio dessas atitudes é o agradecimento, os sorrisos, os abraços amigos, e isso é o que completa a felicidade. A Felicidade está dentro de nós mesmos, só basta encontra-la, o que talvez não é uma tarefa muito fácil. Mas "conhece-te a ti mesmo" que encontrarás.

Vitor Garcia
http://apequenapartedecadaum.blogspot.com

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Richard disse...

Para mim a felicidade não existe.
É um sentimento que todos buscam, mas ninguém consegue achar.
Quando encontra, parece fumaça em nossas mãos.
Estar alegre com algo que conquistou... isso sim eu acredito